Votação e Divisão da Questão

Galera, bom diaaaa!!! Já estamos pertinho do grande dia e vamos liberar mais algumas informações para que cheguem afiadíssimos nos assuntos do evento.

Se estamos aprendendo sobre votação, significa que o impasse a ser solucionado está prestes a terminar e há diferentes meios para isso ocorrer:

  • Por Levantamento de Placas: É realizado de forma que a Mesa contabilize a quantidade de delegações que levantarem suas placas se posicionando a favor ou contra ao que está sendo votado.
  • Por Chamada: A moção por votação por chamada, ao ser solicitada, é automaticamente acatada pela Mesa Diretora, sem necessidade de votação. Assim, a Mesa chama cada uma das delegações e essas podem se posicionar a favor, contra, a favor com direitos, contra com direitos, se abster (caso não seja presente votante) e passar (a Mesa perguntará seu posicionamento novamente no final da votação).

As delegações que optarem por “a favor com direitos” ou “contra com direitos” possuíram 30 segundos ao final da votação para justificarem seus votos.

  • Por Divisão da Questão: Antes de ser iniciado o processo de votação, a Mesa abrirá espaço para questões ou moções, e nesse período, um delegado poderá propor uma moção para Divisão da Questão. Tal ato que implica na separação da (s) proposta (s) do Documento Final permite que tópico seja votado de modo exclusivo. A moção é acatada automaticamente e em seguida a Mesa proporcionará um Debate Não Moderado de três minutos para que os delegados possam estabelecer por escrito suas divisões das questões; em seguida, caso ocorra mais uma proposta de Divisão da Questão, a Mesa priorizará aquelas mais radicais, ou seja, com maior número de divisões.

Caso aprovada uma proposta de divisão, a votação prosseguirá de acordo com a divisão aprovada, sendo necessário obter aprovação por maioria simples. No entanto, se todas as divisões das questões não forem aprovadas separadamente, a Proposta de Resolução deverá ser votada como um todo (por maioria qualificada).

Resumindo, a Votação por Divisão da Questão serve para auxiliar que alguns pontos da proposta de resolução sejam reavaliados sem que toda proposta seja descartada.

E aí, entenderam? Têm alguma dúvida? Manda pra gente no Facebook/Instagram que vamos te ajudar! Um beijo, e bons estudos.

Deixe um comentário